Conforme a entidade, a produção europeia de etanol no ano passado chegou a 6,4 bilhões de litros, ou 5,08 milhões de toneladas.
A capacidade instalada de produção na UE e no Reino Unido soma 9,258 bilhões de litros, dos quais as 41 indústrias representadas pelo ePure ficam com fatia de 7,2 bilhões de litros.
Fonte de produção - Vale destacar que ao contrário da cana-de-açúcar e do milho, empregados no Brasil para produzir etanol, os europeus usam como matéria-prima legumes - como beterraba - e grãos.
Co-produtos - Diante disso, as estatísticas do ePure divulgam que os produtores ligados e não ligados à entidade produziram 6,5 milhões de toneladas de co-produtos alimentares e de alimentos para animais, incluindo alimentos para animais com elevado teor de proteínas,
Os co-produtos adicionais capturaram, segundo o ePure, 1,46 milhão de tonelada de CO2.
Ainda segundo a entidade, todas as culturas utilizadas pelas biorrefinarias auditadas foram produzidas por agricultores europeus.
Destinação final - Da produção de 2023, 85,9% do etanol renovável produzido destinava-se a combustíveis. Da restante produção de etanol, 6,5% destinou-se a uso industrial, incluindo desinfetante para as mãos, e 7,6% a uso alimentar e bebidas.
As estatísticas foram compiladas a partir dos membros da ePURE e de outros produtores europeus de etanol renovável e certificadas pela empresa de auditoria Copartner.