![]() |
Imagem ilustrativa: Da Mata |
A ePure, entidade representativa de indústrias de etanol da Europa, representante de 85% da capacidade instalada da União Europeia, divulga ranking dos países produtores do biocombustível na região e do Reino Unido.
Os dados ingegram o balanço de produção de 2023.
Conforme a entidade, a produção europeia de etanol no ano passado chegou a 6,4 bilhões de litros, ou 5,08 milhões de toneladas.
A capacidade instalada de produção na UE e no Reino Unido soma 9,258 bilhões de litros, dos quais as 41 indústrias representadas pelo ePure ficam com fatia de 7,2 bilhões de litros.
Fonte de produção - Vale destacar que ao contrário da cana-de-açúcar e do milho, empregados no Brasil para produzir etanol, os europeus usam como matéria-prima legumes - como beterraba - e grãos.
Co-produtos - Diante disso, as estatísticas do ePure divulgam que os produtores ligados e não ligados à entidade produziram 6,5 milhões de toneladas de co-produtos alimentares e de alimentos para animais, incluindo alimentos para animais com elevado teor de proteínas,
Os co-produtos adicionais capturaram, segundo o ePure, 1,46 milhão de tonelada de CO2.
Ainda segundo a entidade, todas as culturas utilizadas pelas biorrefinarias auditadas foram produzidas por agricultores europeus.
Destinação final - Da produção de 2023, 85,9% do etanol renovável produzido destinava-se a combustíveis. Da restante produção de etanol, 6,5% destinou-se a uso industrial, incluindo desinfetante para as mãos, e 7,6% a uso alimentar e bebidas.
As estatísticas foram compiladas a partir dos membros da ePURE e de outros produtores europeus de etanol renovável e certificadas pela empresa de auditoria Copartner.
CONFIRA O RANKING DE PAÍSES
PRODUTORES DA UE e UK:
A França lidera o ranking europeu de produção de etanol com capacidade instalada de 2 bilhões de litros por ano.
Em segundo lugar vem a Alemanha, com 1,127 bilhão de litros, seguido da Hungria, com 1,117 bilhão de litros.
O quarto lugar do ranking é do Reino Unido, cuja capacidade anual de produção é de 1,030 bilhão de litros.
Já o quinto colocado é a Holanda (Países Baixos), com 750 milhões de litros por anos.
Sexto lugar: Espanha (597 milhões de litros).
Sétimo: Suécia (415 milhões de litros).
Oitavo: Polônia (402 milhões de litros).
Nono colocado: Grécia (302 milhões de litros).
Décimo: Áustria (260 milhões de litros).
Décimo primeiro: Eslováquia (215 milhões de litros).
Demais colocados no ranking: República Tcheca (194 milhões de litros), Bulgária (185 milhões de litros), Itália (151 milhões de litros), Finlândia (70 milhões de litros), Lituânia (32 milhões de litros), Letônia (26 milhões de litros), Estônia (22 milhões de litros), Romênia (12 milhões de litros), Irlanda (10 milhões de litros) e Portugal (3 milhões de litros).