![]() |
Foto: RFA |
Um novo estudo realizado por economistas da Universidade da Califórnia em Berkeley e da Academia Naval dos EUA concluiu que os condutores da Califórnia poderiam poupar US$ 0,20 por galão se o estado permitisse que as estações de serviço vendessem combustível E15 - uma mistura de 15% de etanol e 85% de gasolina.
Não vigora - O valor poupado, no entanto, não está em vigor porque a Califórnia mantém o E10 (10% de etanol na gasolina).
Vigora em outros estados - Por sua vez, a mistura E15 está aprovada em todos os outros 49 estados dos EUA.
O estudo é patrocinado pela Associação de Combustíveis Renováveis (RFA)Associação de Combustíveis Renováveis (RFA), que destaca material a respeito (confira aqui a íntegra)
Clique aqui para acessar o estudo
dos economistas da Universidade da Califórnia.
Potencial - As potenciais poupanças para os consumidores da Califórnia podem atingir US$ 2,7 milhões por ano de acordo com o estudo, da autoria de David Zilberman, doutorado, professor destacado do Departamento de Economia Agrícola e de Recursos da Universidade da Califórnia em Berkeley, e Scott Kaplan, doutorado, professor assistente do Departamento de Economia da Academia Naval dos Estados Unidos.
Estimativas - "Os consumidores têm o potencial de ganhar significativamente com a introdução e compra do E15", segundo o estudo. "Em particular, as nossas estimativas sugerem um desconto de aproximadamente 20 cêntimos por galão para o E15 em comparação com o E10, depois de ajustado o conteúdo energético."
Menos emissões - Os autores também destacaram o benefício das menores emissões de carbono do E15. "Na Califórnia, as economias de preço para combustíveis de menor intensidade de GEE são maiores, provavelmente devido às políticas específicas da Califórnia que incentivam os combustíveis de baixo carbono.
Último - A Califórnia é o último estado que ainda limita a inclusão de etanol na gasolina a apenas 10 por cento (E10), mas os reguladores estatais estão a considerar a aprovação do E15 depois de testes extensivos a veículos terem demonstrado que o combustível oferece importantes benefícios em termos de emissões.
Aprovado - O E15 é legalmente aprovado pela Agência de Proteção Ambiental dos EUA para utilização em todos os automóveis, pickups, SUVs e carrinhas fabricados nos últimos 24 anos.
Poupança - "Com base nos resultados deste estudo, um agregado familiar típico da Califórnia poderia poupar 200 dólares por ano na sua fatura de gás se os reguladores estatais permitissem simplesmente que os condutores abastecessem com E15", afirmou o Presidente e Diretor Executivo da RFA, Geoff Cooper.
Impedidos - Segundo ele, mais de 24 milhões de veículos registados na Califórnia já estão aprovados para utilizar E15, mas as estações de serviço não estão autorizadas a vendê-lo.
Falta aprovação - "Chegou a hora de a Califórnia alcançar os outros 49 estados que já permitem que os consumidores escolham o E15 de baixo custo e baixo teor de carbono. O fato de o Estado não aprovar a utilização do E15 equivale essencialmente a um aumento do preço da gasolina."
Deslocações - O estudo também concluiu que "os utilizadores com baixos rendimentos podem ser os mais beneficiados com a transição para o E15", dada a sua propensão para deslocações mais longas e veículos menos eficientes em termos de combustível.