Usina de biodiesel é autorizada a produzir 850 mil litros por dia


Imagem da planta da Olfar no Rio de Janeiro - Crédito: Empresa
Crédito: Empresa



A Superintendência de Produção de Combustíveis da ANP autoriza produtora de biodiesel a ter capacidade diária de produção de 850 mil litros do biocombustível.


A autorização da ANP, de número 438, de 26 de julho de 2024, está no Diário Oficial da União de 29 de julho de 2024 (confira imagem da publicação abaixo).


O que destaca a autorização sobre a usina de biodiesel?



Que a superintendente adjunta de produção da ANP, Heloísa Paraquetti, no uso das atribuições que lhe foram conferidas pela Portaria ANP nº 265, de 10 de setembro de 2020, considerando a Lei nº 9.478, de 6 de agosto de 1997, a Resolução ANP nº 734, de 28 de junho de 2018, para o caso previsto no inciso II do art. 7º, e o que consta do Processo ANP nº 48610.220417/2022-59, resolve:

- Art.1º Fica autorizada a operação da instalação produtora de biodiesel com capacidade de produção de 850 mil litros por dia.


Quem é a produtora de biodiesel?


É a Olfar S. A. - Alimento e Energia (CNPJ 91.830.836/0040-85).


Onde está localizada a produtora de biodiesel?



Na Avenida Dom Pedro II, 4040, área B1, Village Porto Real, em Porto Real (RJ).


Imagem da publicação sobre a usina de biodiesel:

Publicação da ANP sobre a produtora de biodiesel Olfar



Mais sobre a usina de biodiesel
 (a partir de informações do site da companhia): 

"Com uma planta industrial projetada para trabalhar com óleos reutilizados, a Usina de Porto Real, situada no estado do Rio de Janeiro, se destaca pela sustentabilidade por gerar biodiesel a partir de óleo vegetal recuperado (OVR), gordura animal e óleo de soja. 
A produção é feita através de reações de transesterificação e esterificação, extraindo a glicerina bruta ao longo do processo.
Além de contribuir com o meio ambiente, produzindo biodiesel ecologicamente correto, evitando o descarte de óleos e gorduras nas redes hídricas, a Olfar também prima pelas questões sociais. 
Por meio de programas específicos, a empresa realiza um trabalho colaborativo com cooperativas, através do recolhimento do óleo de reuso em suas comunidades.
Toda a receita da venda do óleo reutilizável é revertida para os programas culturais e de esportes, destinados às crianças carentes desses locais.
A Usina em Porto Real foi uma das primeiras unidades produtoras de biodiesel no país a obter a certificação RenovaBio, concedida pelo Governo Federal, com objetivo de expandir a produção de biocombustíveis no Brasil, baseada na previsibilidade, na sustentabilidade ambiental, econômica e social, e compatível com o crescimento do mercado."
Delcy Mac Cruz

Sou jornalista, integrante da equipe da Vital Comunicação

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem