CTNBio se posiciona sobre pedido do CTC para liberar organismo geneticamente modificado

Ilustração de muda de cana - Foto: CTC
Foto: CTC



Por meio de publicação, a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) se posiciona sobre pedido do CTC para liberar organismo geneticamente modificado.


A saber: o Extrato Prévio 9637/2024, da CTNBio, está publicado na edição de 16 de julho de 2024 do Diário Oficial da União (confira imagem abaixo).


Como se posiciona a CTNBio?

Torna público que se encontra em análise o processo a seguir discriminado:

Processo: 01245.009826/2024-18

Requerente: CTC - Centro de Tecnologia Canavieira S/A.

CQB: 006/98

Assunto: Solicitação de parecer para Liberação Planejada no Meio Ambiente - LPMA do Organismo Geneticamente Modificado - OGM, cana-de-açúcar.


Como é o pedido do CTC?

A presidente da Comissão Interna de Biossegurança do Centro de Tecnologia Canavieira S/A., Adriana Cheavegatti Gianotto, solicita parecer técnico da CTNBio para Liberação Planejada no Meio Ambiente - LPMA do Organismo Geneticamente Modificado - OGM, cana-de-açúcar resistente a insetos e tolerante a herbicida.


O processo será examinado de acordo com as normas da CTNBio e um parecer será emitido.


E qual é posição da CTNBio?

A CTNBio informa que de acordo com o artigo 34 do Regimento interno da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança e instruído pela NOTA TÉCNICA Nº 27/2024/SEI-CTNBio - Membros, o Presidente da CTNBio manteve o sigilo concedido para as informações contidas no volume confidencial.

A CTNBio esclarece que este extrato prévio não exime a requerente do cumprimento das demais legislações vigentes no país, aplicáveis ao objeto do requerimento.

A CTNBio informa que o público terá trinta dias para se manifestar sobre o presente pleito, a partir da data de sua publicação.


Imagem da publicação no Diário Oficial da União:

Imagem de extrato da CTBNio sobre pedido do CTC:

Imagem de extrato da CTBNio sobre pedido do CTC:


 

Delcy Mac Cruz

Sou jornalista, integrante da equipe da Vital Comunicação

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem