CTC pede alteração sobre cana geneticamente modificada

Ilustração de detalhe de pinça com cana - Foto: CTC
Foto: CTC



O Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) pede alteração de Liberação Planejada no meio ambiente (RN06) de variedade de cana-de-açúcar geneticamente modificada.


O pedido consta do extrato prévio 9657/2024 da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) publicado na edição de 24 de julho de 2024 do Diário Oficial da União (confira imagem abaixo).


O que destaca o extrato da CTNBio:


A Coordenação da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança - CTNBio, no uso de suas atribuições e de acordo com o artigo 14, inciso XIX, da Lei 11.105/05 e inciso XIV do artigo 22 da Portaria Nº 4128/2020/SEI-MCTI de 30 de novembro de 2020, torna público que encontra-se em análise o processo a seguir discriminado:

Processo: 01245.015146/2023-44

Requerente: Centro de Tecnologia Canavieira S.A

CQB: 006/96

Assunto: Alteração de Liberação Planejada no meio ambiente (RN06)


E o que mais relata o extrato?

A presidente da Comissão Interna de Biossegurança do Centro de Tecnologia Canavieira S.A., Adriana Cheavegatti Gianotto, solicita alteração de ensaio à campo com cana-de-açúcar geneticamente modificada resistente insetos e tolerante a herbicida.


As alterações consistem em: extensão do período da LMPA de 24 meses para 48 meses, sob a justificativa de realizar novas hibridações e permissão para realizações de outros cruzamentos.


A CTNBio analisará o pedido e um parecer será emitido.

A CTNBio esclarece que este extrato prévio não exime a requerente do cumprimento das demais legislações vigentes no país, aplicáveis ao objeto do requerimento.


Imagem da publicação do extrato 
da CTNBio no Diário Oficial da União:

Imagem de extrato da CTNBio sobre cana do CTC
Imagem de extrato da CTNBio sobre cana do CTC



Delcy Mac Cruz

Sou jornalista, integrante da equipe da Vital Comunicação

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem