Governo dos EUA lança incentivos financeiros para produtor de etanol aderir ao combustível de aviação

Imagem mostra avião em voo - Crédito: RFA



O Governo dos EUA lança incentivos financeiros para produtor de etanol aderir ao combustível sustentável de aviação, conhecido por SAF. 

No caso, os incentivos ao produtor de etanol foram anunciados em 30 de abril de 2024 pelo Departamento de Tesouro do governo dos Estados Unidos. 

Quais são os incentivos financeiros para produtor de etanol aderir ao SAF? 

Esses incentivos financeiros para produtor de etanol integram os chamados crédito fiscal 40B e o modelo GREET, que incluem o etanol de milho em subsídio ao SAF (leia mais a respeito aqui no original em inglês).

Como são os incentivos para produtor de etanol aderir ao SAF? 

 O crédito incentiva a produção de SAF que alcança uma redução das emissões de gases com efeito de estufa durante o ciclo de vida de pelo menos 50% em comparação com o combustível para aviões à base de petróleo. 

Os produtores de SAF são elegíveis para um crédito fiscal de $1,25 a $1,75 por galão (3,8 litros). 

Não é só. 

"As SAF que atinjam uma redução de 50% das emissões de GEE são elegíveis para o crédito de 1,25 dólares por galão, e as SAF que atinjam uma redução de mais de 50% das emissões de GEE são elegíveis para um crédito adicional de 0,01 dólares por galão por cada ponto percentual em que a redução exceda 50%, até 0,50 dólares por galão", destaca o Tesouro em texto sobre a novidade.

Qual é a reação da Associação que representa o produtor de etanol? 

Em comunicado, a Associação dos Combustíveis Renováveis (RFA, na sigla em inglês) destaca: "a orientação para o crédito fiscal 40B e o modelo GREET modificado divulgados pelo Tesouro dos EUA começam a abrir a porta para que os produtores e agricultores de etanol dos EUA participem no mercado emergente de combustíveis de aviação sustentáveis (SAF)."

"No entanto, há que trabalhar mais para abrir totalmente o mercado SAF ao etanol e reconhecer corretamente os benefícios climáticos da agricultura moderna e dos biocombustíveis", emenda. 

"A orientação de hoje e o modelo GREET modificado ajudam a posicionar o SAF à base de etanol para a descolagem, mas é necessário mais trabalho para limpar completamente a pista e tirar esta oportunidade do chão," disse o Presidente e CEO da RFA, Geoff Cooper. 



Talvez te interesse: 

Shell é autorizada a usar recursos da cláusula PD&I em centro de bionergia



Crédito da imagem ilustrativa: RFA


Delcy Mac Cruz

Sou jornalista, integrante da equipe da Vital Comunicação

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem