A maior procura por gasolina com 15% de etanol tem aquecido o mercado do biocombustível nos EUA.
Prova disso é que a produção e o consumo de etanol nos EUA aumentaram quase 2% em 2023, atingindo seus níveis mais altos desde 2019.
Avanço da taxa de mistura
Por sua vez, a taxa de mistura (ou seja, o teor médio nacional de etanol na gasolina) atingiu um recorde de 10,39%, ultrapassando ainda mais o hipotético "muro de mistura" de 10%.
Crescimento da produção
A produção de etanol dos EUA cresceu para 15,62 bilhões de galões (bg) e o uso doméstico aumentou para 14,25 bg.
Cada galão contém 3,8 litros.
As informações são da Associação dos Combustíveis Renováveis (RFA) dos EUA.
Venda de gasolina com etanol explica alta
Segundo relato da RFA, "mais uma vez, a taxa de mistura de etanol ultrapassou 10% em cada mês, chegando duas vezes a 10,70%"
"Esse progresso é resultado da expansão contínua do número de postos de varejo que oferecem E15, uma mistura contendo 15% de etanol que normalmente tem um desconto significativo em relação à gasolina comum sem chumbo, juntamente com isenções da administração Biden que permitem que o E15 seja vendido durante todo o ano."
Gasolina com 15% de etanol tem demanda aquecida
Além disso, a estimativa da EIA das vendas de E85 atingiu um recorde, uma vez que os combustíveis flexíveis de etanol, como o E85, têm sido especialmente populares na Califórnia, ao abrigo da Norma de Combustível de Baixo Carbono do estado.
Se gasolina com etanol é oferecida, ela é disputada
"Os dados mostram claramente que os condutores estão a optar por misturas de etanol de nível médio e elevado quando estes combustíveis são oferecidos. Enquanto os consumidores americanos ainda enfrentam preços elevados para muitas necessidades básicas, o etanol poupa-lhes dinheiro na bomba," disse o Presidente e CEO da Associação de Combustíveis Renováveis, Geoff Cooper, no relato da entidade.
Confira o balanço do mercado de etanol nos EUA:
Crédito da imagem ilustrativa: Starline-Freepik