Etanol: por que as vendas crescem, mas os preços caem para as usinas

Imagem mostra ilustração de bomba de combustível verde - Crédito: Macrovector/Freepik




As vendas de etanol hidratado e anidro seguem em alta neste Verão, mas, mesmo assim, os preços para as usinas paulistas seguem em queda.

NEGOCIAÇÕES EM ALTA NO SPOT, MAS...


Conforme boletim do Cepea divulgado na terça-feira (16/01), o volume de etanol hidratado negociado no mercado spot paulista e captado pelo Cepea de 8 a 12/01 tenha sido o segundo maior de toda safra 2023/24, os preços do biocombustível seguiram em queda. 

No caso, a maior negociação de hidratado foi registrada em meados de dezembro. 


O QUE DIZ O CEPEA:


Segundo pesquisadores do Cepea, "valores mais baixos foram praticados por usinas paulistas no início da semana passada, mas, com o avançar do período, um número expressivo de unidades passou a ficar mais firme nos preços de negociação." 

Por outro lado, ainda existem algumas unidades com necessidade de vender os estoques. 

OS VALORES DO ETANOL:

De 8 a 12 de janeiro, o Indicador CEPEA/ESALQ do etanol hidratado em São Paulo fechou em R$ 1,8434/litro (líquido de ICMS e PIS/Cofins), queda de 1,64% frente ao do período anterior, sinalizando que a oferta ainda é grande.

No caso do etanol anidro, o Indicador CEPEA/ESALQ foi de R$ 2,0557/litro (líquido de PIS/Cofins), baixa de 3,32% na última semana frente ao período anterior.

Leia aqui o relato do Cepea na íntegra


Crédito da imagem ilustrativa: Macrovector/Freepik
Delcy Mac Cruz

Sou jornalista, integrante da equipe da Vital Comunicação

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem