Requerimento está no Diário Oficial
Por meio de publicação no Diário Oficial do Paraná, controladora de usina formaliza estar requerendo licença da operação junto ao Instituto Água e Terra.
Quem é a controladora de usina no Paraná?
É a Cooperativa Agrícola Regional de Produtores de Cana Ltda. (Coopcana).
Para o que é o requerimento da controladora de usina?
É para extração de areia em leito de rio a ser implantado no município de Tamboara (PR).
Imagem de publicação da Coopcana na edição de 14/09/23 do Diário Oficial do Paraná:
Conheça a Coopcana a partir de informações do site da cooperativa:
"Destacando-se entre as maiores: unidades industriais sucroenergéticas do paraná, produtoras de etanol do estado e empregadora da sua região, a Coopcana vive uma história de solidez e desenvolvimento nos mais de 40 anos.
Um legado que teve início em 1979, no noroeste do paraná, com o cultivo da cana-de-açúcar, para geração de renda no campo. O desafio tornou-se o combustível ideal para a solução que os membros fundadores buscavam.
Em 1981, a já oficializada "Cooperativa Agrícola Regional de Produtores de Cana", iniciou as obras do parque industrial e formação dos canaviais. A primeira safra em 1982, resultou na produção de 3,0 milhões de litros de etanol. Eram os primeiros passos de uma trajetória de muito trabalho e bons resultados.
Em 2005, começa a operar a fábrica de açúcar, um projeto moderno e com alta tecnologia.
Em 2011, inicia a cogeração da unidade termoelétrica em parceria com a CPFL Renováveis, visando maior produção de energia elétrica e vapor de água para a usina e venda dos excedentes de energia.
Com a necessidade de maior ganho de escala, padronização nos processos, maior eficiência e garantia de fornecimento de matéria-prima, foi fundada em 2018, a Agrocana, Condomínio Agrário de Produtores Rurais para a atuação na produção de cana-de-açúcar, com uma sociedade distinta, porém trabalhando de forma totalmente integrada a Coopcana.
Toda esta evolução provocou muitos desafios e grandes resultados.
Hoje, possuímos a capacidade instalada para moagem de cana na safra de 3 milhões e 600 mil toneladas, e produzir: 192 milhões de litros de etanol, 165 mil toneladas de açúcar e gerar no mínimo 150 mil megawatts/hora de energia.
E toda esta estrutura funciona através da condução da diretoria executiva, conselhos de administração e fiscal. Entretanto, a perpetuação está acontecendo com a atuação e preparo do conselho júnior.
Cooperar é unir forças para transformar e crescer."